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10 dezembro, 2010

Defesa Pública de Tese de Doutorado de Andréia Machado de Oliveira

O Grupo N.E.S.T.A. convida a todos para  Defesa Pública da Proposta de Tese de Doutorado Andréia Machado de Oliveira, na qual a Profª. Drª. Maria Cristina Villanova Bizus estará participando como Coorientadora, a realizar-se:

Data: 20 de Dezembro de 2010 (Segunda-feira)
Horário: 14h00min
Local: Galeria La Photo - Travessa Paz -44 (Porto Alegre)
Orientadora: Profª. Drª. Tania Mara Galli Fonseca
Coorientadora: Profª. Drª. Maria Cristina Villanova Biazus

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Cleci Maraschin (PPGIE/UFRGS)
Profª. Drª. Maria Ivone dos Santos (UFRGS)
Profª. Drª. Liliana da Escóssia de Melo (UFSE)
Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand (UNICAMP)
Prof. Dr. Brian Massumi (Université de Montreal)

Título da Proposta de Tese: "Corpos Associados: Interatividade e Tecnicidade nas paisagens da Arte"

Resumo da Tese:
A presente tese aborda os graus de interatividade presentes na experiência com e na obra de arte. O ato de experienciar na obra de arte nos mostra que qualquer experiência se constitui por relações intensivas entre corpos e meios em processos de interatividade. Constata-se que há diferentes graus de interatividade na experiência, sendo: misturas, atrações, incorporações e percepções. As misturas são as afecções voluntárias e involuntárias entre corpos em meios associados. A compreensão sobre as misturas dos corpos está relacionada às diferentes concepções filosóficas sobre imanência. As atrações falam de uma arte animal que nos ensina a potência do meio e os afectos dos corpos. O corpo que se menciona, aqui, não se restringe ao humano, mas também ao não humano – animal, tecnológico, imaterial – formado de velocidades e lentidões da matéria-tomando-forma. Tais corpos incorporam a vida via tecnologias dos fazeres e suas tecnicidades que não dissociam natural e artificial, analógico e digital, matéria e forma. As (im)percepções produzem paisagens efêmeras no sistema meta-estável obra-humano-meio. As paisagens oscilam entre panoramas, presos a ilusionismos e representações miméticas; e simulacros que se formam no encontro das dessemelhanças e produzem realidades inventadas. Tais idéias são fundamentadas nas filosofias de Benetithus Espinosa, Gilbert Simondon e Gilles Deleuze. Ainda, são levadas para o campo da Arte Interativa, uma vez que estas obras se efetuam e se modificam ao longo da experiência artista/espectador/obra/meio. Deste modo, entende-se que os processos de interatividade direcionam-se para uma Ética da potência de agir dos corpos, ou seja, o quanto pode um corpo na experiência a partir das dinâmicas dos graus de interatividade na obra de arte. Tal investigação resulta na produção teórica da tese e na produção da videoinstalação “CorposAssociados” e da série de fotografias “Incorporações”.

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