O Grupo N.E.S.T.A. convida a todos para Defesa Pública da Proposta de Tese de Doutorado de Maria Letícia Felicori e Teixeira Leite, na qual a Profª. Drª. Maria Cristina Villanova Bizus estará participando da banca examinadora.
Data: 18 de Novembro de 2010 (Quinta-feira)
Horário: 14h00min
Local: Auditório do PPGIE/CINTED Sala 329
Horário: 14h00min
Local: Auditório do PPGIE/CINTED Sala 329
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Roberto Kieling Franco
Coorientador: Prof. Dr. José Valdeni de Lima
Coorientador: Prof. Dr. José Valdeni de Lima
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Luis Otoni Meirelles Ribeiro (IFF Pelotas)
Profa. Dra. Maria Cristina Villanova Biazus (PPGIE/UFRGS)
Profa. Dra. Débora Pereira Laurino (FURG)
Profa. Dra. Maria Cristina Villanova Biazus (PPGIE/UFRGS)
Profa. Dra. Débora Pereira Laurino (FURG)
Título da Proposta de Tese:
"PROEJA: A Experiência de um grupo virtual como forma de Inserção Digital"
Resumo da Tese:
O Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) é uma iniciativa ímpar do governo brasileiro. Direcionado a estudantes com trajetórias escolares descontínuas, inaugura um campo específico de conhecimentos, requerendo metodologias e estratégias próprias de ensino-aprendizagem. Relaciona-se com a escolarização da mão-de-obra, no intuito de estender a educação obrigatória àqueles que não a obtiveram no tempo regular, cuidando para que seus egressos tornem-se cidadãos e profissionais produtivos numa sociedade cada vez mais complexa. Uma característica primordial dessa sociedade refere-se à velocidade cada vez maior que conhecimentos são produzidos e informações disponibilizadas. Assim torna-se importante que os sujeitos sociais incorporem o contínuo aprender ao seu saber-fazer. É nesse contexto que proponho o acompanhamento de grupos de estudantes, formados virtualmente pelos discentes dos cursos PROEJA dos diversos campi do Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia, com o intuito de compreender as maneira pelas quais se utilizam das Tecnologias da Informação e Comunicação no seu saber-fazer subseqüente. Utilizando-me ao mesmo tempo dos conceitos pedagógicos de Freire no ensino da Biologia e do conceito de letramento no contexto de uma cibercultura – letramento digital – busco determinar até que ponto os estudantes assim formados conseguem utilizar, na vida profissional, o que foi experenciado como metodologia de ensino formal. Se a inserção de todos na comunidade digital que hora se impõe é uma necessidade, é importante que esses estudantes que não fazem parte da chamada geração digital, possam minimamente utilizar com competência esse instrumental. A metodologia usada é a de estudo de caso, proporcionado um acompanhamento rigoroso e aprofundado dos grupos escolhidos.
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