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15 novembro, 2010

Defesa Pública da Proposta de Tese de Doutorado de Suzana da Hora Macedo

O Grupo N.E.S.T.A. convida a todos para  Defesa Pública da Proposta de Tese de Doutorado de Suzana da Hora Macedo, que está sendo coorientada pela Profª. Drª. Maria Cristina Villanova Bizus, a realizar-se:


Data: 18 de Novembro de 2010 (quinta-feira)

Horário: 10h30min
Local: Auditório Sala 329 do PPGIE/CINTED

Orientador: Prof. Dr. José Valdeni de Lima

Coorientadora: Profª. Drª. Maria Cristina Villanova Bizus


Banca Examinadora:
Prof. Dr. Mariano Nicolao (IFRS)
Profa. Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco (PPGIE/UFRGS)
Profa. Dra. Liane Ludwig Loder (UFRGS)


Título da Proposta:
“ MACVI – Modelo de Aprendizagem de Conceitos com Visualização e Interação

Resumo da Tese:
O presente trabalho busca auxiliar o ensino dos conceitos de Eletromagnetismo utilizando a Realidade Aumentada. O Eletromagnetismo é a base científica necessária para a compreensão do princípio de funcionamento das Máquinas Elétricas Rotativas. Foi constatado que as dificuldades do ensino de Eletromagnetismo se concentram basicamente em dois fatores: a falta de visualização dos campos magnéticos por parte dos alunos e a falta de base matemática por parte dos mesmos para os seus estudos. Para comprovação desta suposição, foi realizado um estudo preliminar em que todos os professores do IFF campus Itaperuna que já lecionaram os conceitos de Eletromagnetismo responderam a um questionário, assim como todos os alunos que já estudaram Eletromagnetismo no IFF campus Itaperuna responderam a outro questionário, evidenciando, assim, as dificuldades no ensino destes conceitos. Foi verificado que 85% dos professores percebem dificuldades por parte dos alunos no aprendizado dos conteúdos de Eletromagnetismo, e apenas 39,5% dos alunos afirmaram que conseguiram aprender os conceitos de Eletromagnetismo. Este trabalho será baseado na teoria da Aprendizagem Significativa, que, segundo Ausubel, ocorre quando um conceito se relaciona de maneira substantiva e não arbitrária com outros conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva do indivíduo. Propõe-se neste trabalho, a utilização de um ambiente desenvolvido em Realidade Aumentada como ferramenta no ensino dos conceitos de Eletromagnetismo para se superar o obstáculo da visualização dos campos magnéticos. Em uma tela de Realidade Aumentada há a presença simultânea de objetos reais e virtuais, onde serão inseridos os campos magnéticos no mundo real. Pretende-se criar um protótipo com software baseado em Realidade Aumentada que será testado e ensaiado junto aos alunos do curso de Eletrotécnica do IFF campus Itaperuna. Nesse protótipo, o aluno poderá visualizar e interagir com os campos magnéticos. A partir dos resultados obtidos, poderão ser feitas análises e avaliações para a conclusão do trabalho.

Cordialmente, Grupo N.E.S.T.A.

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