Páginas do N.E.S.T.A.

26 agosto, 2007

Números e almas

Números não dizem tudo, mas podem revelar questões interessantes. Por exemplo, o fato de que o número de avatares poder ultrapassar o número de humanos, se observado com atenção, aponta para algumas questões sobre como se cria a relação das pessoas com os mundos online e com suas próprias pessoas virtuais. Será uma necessidade de apresentar-se múltiplo? Será uma dificuldade de integrar suas próprias experiências virtuais? Será que indica nada mais do que várias tentativas frustradas, abandonadas, deixando atrás um rastro de zumbis cadastrais, cada um em um ambiente virtual?

13 agosto, 2007

ED-MEDIA 2007

O trabalho “Construção Coletiva de Livros Multimídia: a cooperação como abordagem pedagógica” foi apresentado no mês de junho no ED-MEDIA, uma conferencia internacional sobre educação, multimídia, hipermídia e telecomunicações que ocorreu em Vancouver no Canadá. O trabalho foi apresentado por Andréia Machado Oliveira: livros multimídia construídos de modo cooperativo, interativo e hipermidiático, com alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental, sobre temas como liberdade, drogas, corrupção, relacionamentos, escolhas éticas ou não. Utilizou-se a abordagem de uma metodologia hipermídia produzida a partir da hibridização das linguagens verbal, visual e sonora. Cada obra possui vários finais diferentes que revelam a percepção crítica e a postura de cada grupo diante de temas controversos, dos quais eles mesmos podem ser protagonistas.


09 agosto, 2007

Migrações e Subjetividade

Maria Cristina Biazus e Júlio Costa estão em Buenos Aires, participando das Jornadas de Pesquisa em Psicologia do Mercosul. A idéia é dar seqüência ao tema iniciado na mostra Cinema e Migrações, que realizamos em março com a parceria da UBA - Universidade de Buenos Aires. Cristina e Júlio são participantes no simpósio Migraciones y Subjetividad en la Perspectiva Demográfica Contemporánea.

05 agosto, 2007

Pinte com vários pincéis!

MPX: é uma modificação do servidor gráfico X - o sistema que gera o visual gráfico no Linux - que permite múltiplos dispositivos de entrada serem usados ao mesmo tempo. Pense em vários mouses ao mesmo tempo, vários usuários, uma imagem sendo manipulada por várias pessoas ao mesmo tempo, ou usar as duas mãos para interagir e apontar no seu micro.



O software ainda está em desenvolvimento, e baseia-se no dispositivo Diamond Touch, da Mitsubishi. Uma de suas características mais interessantes é que o apontador é o próprio dedo - e mais, o formato do pincel usado em um aplicativo gráfico como o GIMP pode ser o formato da área da mão em contato com o dispositivo! Ou seja, vc pode pintar com o dedo, com a mão, como vc quiser!