Páginas do N.E.S.T.A.

23 junho, 2011

Acervo do Instituto de Artes da UFRGS

O Histórico

Criado em 1908 junto ao nascimento do Instituto de Belas Artes do RS com intenção de constituir um patrimônio artístico com obras de significativa importância, Adquirindo obras como As Bailarinas de Pedro Wingärtner; Inveja de E. Latour. Além da encomenda das réplicas da Vênus de Milos e do Apolo de Belvedere, para servirem de modelos às aulas de desenho e escultura e que hoje estão no saguão de entrada do IA.

Com a inauguração do atual prédio, em 1943, foi criada a Pinacoteca Barão do Santo Ângelo, a qual o Acervo Artístico está, desde então vinculado. No regimento interno do Instituto de Artes da UFRGS, o Acervo Artístico juntamente com o Restauro e a Galeria, é definido como um setor, da Pinacoteca Barão do Santo Ângelo, que não possui dotação orçamentária própria e tem como função preservar, dinamizar e divulgar o patrimônio artístico.

O Acervo Artístico possui atualmente entre pinturas, esculturas, obras em papel, em torno de 600 peças catalogadas e com registro patrimonial da UFRGS, resta ainda passar por esses processos aproximadamente 200 obras.

 
A Digitalização do Acervo
 
            Através da pesquisa da professora Dr.ª Blanca Brites e dos Bolsistas de Iniciação Adriana Bolzan (PIBIC- CNPq) e Marcos Fioravante (PROBIC - FAPERGS) para organização e recuperação documental do acervo para uma melhor utilização, recuperação e concervação do acervo.
Deste trabalho de pesquisa surgiu a configuração atual do site do acervo além dos CDs apresentados juntos as exposições “Total Presença – Gravura” no Museu da UFRGS em 2005/06 e “Total Presença – Desenho” na Pinacoteca do IA/UFRGS em 2007. Trazendo análise do material sobre artistas e obras que compõem o Acervo.






PARA ACESSAR O SITE DO ACERVO DO INSTITUTO DE ARTES DA UFRGS CLIQUE AQUI.


Nenhum comentário: